Teólogo e Pastor da PIB da Nova Marabá Pr. Washington - Official Website

A Vontade de Deus para o Namoro

<<voltar

1 João 2:17
PB: Exortativo
Tese: Qual a vontade de Deus para minha vida?

Quantos filhos (as) de Deus estão presente neste culto? Você sabia que como filho (a) de Deus, ele tem planos para sua vida? Projetos, vontades? No livro de 1 Jo ão 2:17 encontramos a seguinte afirmação: ” …o mundo passa, e as suas concupiscências, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre”.

” Aquele que faz a vontade de Deus ” e essa é apenas uma das muitas promessas de Deus para aquele filho(a) que faz a vontade do Pai. Outras promessas que podemos destacar são:

“Porque necessitais de perseverança, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa” (Hebreus 10:36)

“Para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:2)

Quando falamos de algo na igreja como comprar, vender, tomar uma decisão como convite ao futuro pastor, logo ouvimos alguém dizer: “Precisamos fazer a vontade de Deus.” Mas você já percebeu que quando o assunto refere-se a nossa vida como: Namoro, casamento,família, dinheiro nunca nos importamos em fazer a vontade de Deus, e sim nossa própria vontade?

Você já perguntou qual a vontade de Deus para seu Namoro, seu casamento, sua família? É exatamente o que pretendemos falar nesta mensagem de Deus para nossa vida.

Qual a vontade de Deus para minha vida?

1. A VONTADE DE DEUS PARA O MEU NAMORO.
1.1. Namorar é muito bom, Amém! Mas quando esse namoro for dentro da vontade de Deus.
1.2. Namorar, todo jovem quer, mas você sabe quais são os princípios para um namoro cristão? Vamos aprender sobre isto.
1.3. O que é ” namoro ” para os filhos de Deus?

1.3.1. Negativamente:
a) Namoro não é uma corrida mal orientada e desenfreada que muitas vezes termina em um casamento às pressas.
b) Namoro também não é “test. drive”, para ver como fulano(a) beija como beltrano(a) é bom disso ou daquilo
c) Namoro também não é um bom modelo para evangelizar .( ah! pastor vou namorar com fulano para ganhar ele(a) para Cristo) Cuidado! O tiro pode sair pela culatra. O feitiço pode virar contra o feiticeiro (2Cor 6:14-18) (1 Cor 5:11-12)

1.3.2. Positivamente:
a) Namoro é uma fase importante na vida dos filhos de Deus, que conduz o rapaz e a moça a um aprofundamento de relações, levando-os ao noivado e finalmente ao casamento.
b) Namoro é a fase das descobertas. Descobrir o que? ( não, não é as pernas da moça ou as coxas dos rapazes para ver se são grosas ou finas) mas conhecer o máximo um ao outro; sua personalidade, temperamento, afinidade, hábitos etc. ( cuidado tem muita gente levando” gato por lebre”. Muitos entram no relacionamento pela aparência. E isto é perigoso, pois cegar o entendimento para outras áreas importante. Numa dessas, você pode pensar que o garoto(a) que você namora seja um príncipe ou uma princesa de repente você esta com o maior “sapo” nas mãos.
c) Namoro é a fase da educação sentimental. É quando você vai descobrir como o seu futuro esposo(a) vai reagir em certas situações conjugal. Comportamento, ciúmes, maus hábitos etc.
d) Namoro é a fase da autodisciplina. Saber à hora de chegar e sair, apesar de excessiva liberdade de certas famílias. Saber local de namorar, horas etc.( Lugares escuros, ermos, quartos não são lugares ideais para namoro dos filhos de Deus. Muitas vezes somos tentados a fazer algo errado, principalmente quando achamos que não tem ninguém por perto, nos vendo; mas ai é que nos enganamos, a bíblia diz que Deus esta vendo tudo. (Heb. 4:13)
e) Namoro também é a fase de limpar bem os ouvidos e abrir bem os olhos. Fique bem atento para as placas de sinalizações. Eu estou falando para você ouvir e olhar muito bem. O grande problema é que muitos namorados, ficam tão envolvidos nas carícias, no tocar, beijar, cheirar que se esquecem de observar os defeito e virtude do outro, e somente vão se da conta disto depois do casamento, ai a “Inês é morta” a ” vaca já foi pro brejo”. Saiba de uma coisa, rapazes e moças,” nossos corpos freqüentemente amadurecem mais depressa do que o nosso juízo”. Os desejos sexuais são com freqüência, mais fortes na adolescência e na juventude do que em qualquer outra período da vida.
f) Namoro também é a fase do relacionamento, principalmente do relacionamento espiritual. O relacionamento com Deus.

O “apóstolo Paulo faz um apelo forte aos “filhos de Deus” dizendo: ” Rogo pois irmãos que apresentei vossos corpos como sacrifício vivo santo e agradável a Deus que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo mais transformai-vos pela renovação do vosso entendimento. Para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para vossa vida” (Romanos 12:1-3)

O modelo de namoro apresentado pelo mundo atual ( filmes, novelas, revistas, músicas e as malhações da vida) na maioria dos casos, esta alicerçado no prazer físico e egoísta. Em sua maioria o sexo é a base do relacionamento e depois quem sabe acontece casamento, muitas vezes motivado por uma gravidez não planejada. (ex. meninas com 13,14 anos grávidas)

O modelo de namoro praticado hoje é o “ficar” “ninguém é de ninguém” é o tal de ” beijar muito” ” eu quero é beijar na boca” não importa de quem é a boca. É o jovem (a) dizer: mamãe, hoje eu não vou dormir em casa, vou dormir na casa da minha namorada. Papai, hoje meu namorado vai dormir comigo. Fulano e fulana já estão juntos à dois anos e são apenas namorados.

Existem pessoas que queimam etapas de sua vida, atropelam o processo natural (namoro, noivado casamento) como diz o velho ditado popular: ” colocam o carro na frente dos bois”

O sábio Salomão diz que a tempo para tudo de baixo do céu. (Eclesiastes 5)

1.4. “Filhos de Deus ” vamos observar com cuidado o que a palavra de Deus ensina: “…o mundo passa, e suas concupiscências ou seja ( seus modelos, seu pecados, sua moda, sua desobediência) mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre.

1.5. A vontade de Deus para seus filhos é:

1.5.1. Um namoro com respeito, compromisso, santidade e não o que esta sendo proposto pela mídia. O sexo no namoro é o meio pelo qual o Diabo escraviza os filhos de Deus físico, emocional e espiritualmente.

1.5.2. Quero lembrar a você que é “filho de Deus” e anda colocando o carro na frente dos bois, ou que ainda não colocou mais esta pensando em colocar, que:

Sexo antes do casamento, da benção núpcias, é chamado por Deus de “fornicação” pecado. (Atos 15:29) (Efésios 5:5) ( 1 Tm 1:10)

Sexo antes do casamento conseqüentemente antes das benções de Deus, é desobediência aos padrões divino, e isto gera culpa do pecado. ( Exemplo de Davi enquanto ocultava o pecado) ( Salmos 32:3-4)

Aqueles “filhos de Deus” que praticam sexo antes do casamento, ficam mais vulneráveis a outras tentações como: (fumo, bebidas, baladas, jogos de azar etc.) “Não dei lugar ao diabo” ( Efésios 4:27) ( O pecado nunca vem sozinho, sempre vem acompanhado de outro que da o suporte) ( Ex: A mentira. A mãe pergunta,onde vc estava?)

1.5.3. Talvez você esteja “engasgado” com um nó na garganta, querendo me dizer: Mais pastor, se eu não ceder a um namoro com o modelo de hoje (sexo antes do casamento) eu não caso, eu vou perder meu gato, pois ele pediu uma prova de amor.

1.5.4. Primeiro eu quero lhe dizer que ele não é um gato, é um “cachorro sem vergonha” por te fazer uma proposta desta. Segundo você casa sim, pois você tem em mão o maior trunfo para atrair um homem, sua pureza sexual. E terceiro não pense que fazendo o “test.drave” da sua noite de núpcias vai te dá segurança para um casamento feliz, pois depois que ele achou o que procurava, vai em busca de outra e ainda sai espalhando para os outros, “vai lá que a parada é fácil”.( Pronto, posso até ser linchado depois do culto, mais contei o segredo dos rapazes!)

1.5.5. Acompanhe alguns textos bíblicos comigo:
a) Quem ama espera. (I Cor 13: 4-8)
b) Nem todas as coisas convêm aos filhos de Deus. (1 Cor 6:12)
c) Tudo tem seu tempo. (Eclesiastes 3: 1)
d) Andar segundo a Palavra de Deus (Salmos 119:9)
e) Buscando força no Senhor. (Fil.4:13) …inclusive esperar.

Conclusão:
Você é um “filho de Deus”? Então escute o que Deus esta falando a você nesta noite. Namorar é andar na direção de Deus, é fazer a vontade de Deus e não a de seu namorado afinal quem é mais importante para você? Deus ou seu namorado (a)?

A vontade de Deus para seu namoro é que haja santidade, a presença de Deus um verdadeiro culto racional onde:

• Compromisso;
• Reverência;
• Transparência;
• Amor de verdade;
• E principalmente respeito um com o outro seja a base principal.

Quero lembrá-lo mais uma vez as palavras do apóstolo Paulo: ” ….o mundo passa, e suas concupiscência, mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre. (1 João 2:17)

Pr. Washington César
Teólogo e pastor na PIB de Nova Marabá

Marabá, 18 de abril de 2010

Pr. Washington © 2014 | Política de Privacidade